sexta-feira, 16 de outubro de 2009

cristologia

A. Definição: Cristologia é o estudo da Doutrina de Cristo segundo as Escrituras. "Jesus" quer dizer "Javé é Salvador"; é a forma grega de "Josué" (#Mt 1.21). "Cristo" quer dizer "Ungido"; é o mesmo que o termo hebraico MESSIAS .
O siginificado de doutrina .
1. Princípios fundamentais de uma crença, sistema ou ciência.
2. Erudição, saber; ensino; norma.
II. Os Ofícios de Cristo
1. Profeta 2. Sacerdote 3. Rei
a. Profetizado II Sm 7.12 - 16: "Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre." Preste atenção às palavras grifadas.

b. Cumprido. Lc 1. 30 - 33: "Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.". Preste atenção novamente às palavras giifadas. C. Estabelecido. Dn 2.44; Ap 11.15; 12.10; 19.16; 20. 1-4; Sl 2. 4-9;

JESUS – Rei, Servo, Homem e Deus! Texto: Fp. 2:9
Introdução:A Bíblia possui quatro livros do novo testamento que são diferenciados pelas suas palavras, datas e até mesmo seus nomes: são os Evangelhos. Seus escritores são Mateus, Marcos, Lucas e João.
No Livro de Mateus, Jesus é REI: REI:No hb. Melek, palavra que ocorre mais de 2 mil vezes em toda a Bíblia. 1º - Soberano que rege ou governa um Estado; 3º - Aquele que detém Poder Absoluto.Jesus foi REI maior que: Juscelino Kubitschek (1956); Jânio Quadros (1961); MUSSOLINI, o maior rei da Itália (1922).Referencias:Mt. 2:2b: > Onde está Aquele que é nascido Rei dos Judeus?Mt. 25:34 > Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por Herança, o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Mt. 27:37 > E, por cima da sua cabeça, puseram escrita a sua acusação: Este é o Rei dos Judeus.Mt. 27:42b > Rei de Israel é Ele;


No Livro de Marcos, Jesus é Servo:SERVO: Em Hb. EBED, esta palavra ocorre na Bíblia mais de 760 vezes.1º - Criado; 2º - Servidor; 3º - Servente; 4º - Escravo; 5º - Que não é Livre; Jesus foi mais SERVO que: Moisés (Ex. 4:10, eu não sou eloqüente Senhor...), Josué (Js.1:1, era servidor de Moisés...)Referencias:Mc. 9:35 > E Ele, sentando-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quiser ser o primeiro, Será o derradeiro de todos e o servo de todos.Mc. 10:44 > E qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.Mc. 10:45 > Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Jesus Serviu mais que:
No Livro de Lucas, Jesus é Homem: HOMEM: No Hb. Geborim, palavra citada na Bíblia por mais de 1476 vezes.1º - Individuo do sexo masculino; 2º - O ser humano, dotado de virtudes e fraquezas, devido o seu estado mortal.Jesus foi HOMEM maior que: Napoleão Bonaparte, em 1802, com 24 anos de idade foi considerado o maior homem e soldado da sua época nação alemã.Hitler, no século XIX, matou mais de 12 milhões de pessoas e, foi considerado um dos maiores homem daquele século. Referencias:Lc. 4:1-2b > E durante 40 dias foi tentado pelo diabo, e, naqueles dias, não comeu coisa alguma, e, terminados eles, teve fome.Lc. 5:16 > Porém, Ele retirava-se para os desertos e ali orava.Lc. 8:23a> E, navegando eles, adormeceu.Lc. 9:56a > Porque o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas, para salva-las.Lc. 22:44> E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até o chão.Lc. 22:63 > E os homens que detinham Jesus zombavam Dele, ferindo-o.
No Livro de João, Jesus é Deus:DEUS: No Hb. Heloah, palavra citada pela Bíblia mais de 3822 vezes.1º - Ser infinito, Perfeito, Criador do Universo; 2º - Foco de um culto, ou de um desejo ardente, que se antepõe a todos os demais desejos ou afetos.Jesus foi maior Deus que: Buda (Siddhartha Gautama), venerado na Ásia Central, que declarou que a salvação é obtida através da sabedoria e, a sabedoria livra o homem do sofrimento.Baal, termo citado na bíblia por 83 vezes e que era a divindade dos cananeus, e tinha como essência a fertilidade.Referencias:Jo. 1:2 > Ele estava no principio com Deus.Jo. 10:30 > Eu e o Pai Somos Um.
O Servo do Senhor
Aprendemos muito com os retratos de Jesus no Antigo Testamento. O livro de Isaías em especial apresenta quadros de Cristo como um Servo (veja Isaías 42; 49; 50; 52:13-53:12; 61). A advertência de Isaías 42:1-4, citada por completo em Mateus 12:18-21, é bem significante para se entender corretamente a natureza de Jesus Cristo: "Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações. Não gritará nem clamará, nem erguerá a voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça; não mostrará fraqueza nem se deixará ferir, até que estabeleça a justiça na terra" (Isaías 42:1-4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário